SALA ESPECIAL DA BIENAL DE HAVANA ACONTECE NA OCUPAÇÃO PRESTES MAIA

TERRITÓRIO SÃO PAULO
Artes Plásticas

SALA ESPECIAL DA BIENAL DE HAVANA ACONTECE NA OCUPAÇÃO PRESTES MAIA

Uma experiência em São Paulo / uma sala em Havana: o registro de um acontecimento

Território São Paulo se apresenta como um evento que acontece entre São Paulo e Havana, um conceito ampliado do espaço expositivo da Bienal.

Convidados para se apresentar em sala especial da IX Bienal de Havana, 13 coletivos de São Paulo criaram o Território São Paulo – um projeto em resposta ao desafio de transpor as ações que normalmente realizam para dentro do espaço expositivo da Bienal. Tentando evitar que a colocação de ações tipicamente de rua dentro do espaço da bienal diminuísse a urgência e especificidade das ações e intervenções, o projeto Território São Paulo quis fixar firmemente a Sala Especial nesta cidade, de modo que ela estivesse plenamente presente em Havana. Assim, o universo de ações desenvolvidas pelos artistas organizados em coletivos – que incluem uma diversidade de intervenções urbanas, ações diretas, manifestações e apropriações poéticas do espaço da rua – poderá florescer em pleno vigor.

A ocupação Prestes Maia – a maior ocupação vertical da América Latina – foi escolhida como espaço expositivo por sua potência política e simbólica. Ocupado pelo Movimento dos Sem- Teto do Centro (MSTC) e na iminência de reintegração de posse, o Prestes Maia tem sido palco de uma importante parceria entre artistas e movimento social nos últimos três anos.

A Bienal de Havana funcionará como uma espécie de lente de aumento sobre este importante movimento social e seu diálogo com os coletivos. Na sala especial em Havana, um aparelho de fax em cima de uma mesa receberá, durante todo o período da mostra de arte, material dos 13 coletivos brasileiros. Assim, o Território São Paulo acontece também como situação viva em Havana, dando continuidade à participação brasileira nesta e em todas as bienais da capital cubana, para onde o Brasil tem levado a maior delegação nacional da mostra.

Território São Paulo como que espelha as próprias condições de sua realização: ao mesmo tempo em que explicita a impossibilidade de transpor para Bienal de Havana ações específicas à cidade de São Paulo, a Sala Especial na Ocupação Prestes Maia responde à falta de recursos adequados, não oferecidos pelos governos brasileiro e cubano ou pela iniciativa privada.

OS 13 coletivos criadores da sala especial Território São Paulo estenderam aos outros artistas brasileiros convidados pela IX Bienal de Havana o convite para participarem da exposição no Prestes Maia.

Av. Prestes Maia, 911
Dia 27 de março, 19 horas.
Aberturas simultâneas da IX Bienal de Havana e Território São Paulo

Grupos participantes: Nova Pasta, A Revolução Não Será Televisionada, Bijari, Catadores de História, Cia Cachorra, C.O.B.A.I.A, Contra Filé, Coringa, Elefante, Esqueleto Coletivo, Frente 3 de Fevereiro, TRancaRUa, EIA.

Deixe um comentário